quarta-feira, 4 de maio de 2011

Realidade que inspira a arte

  O Nazismo foi uma ideologia pratica pelo Partido Nazista da Alemanha, idealizada por Adolf Hitler, que consistia em um movimento radical e que movimentava o ódio da chamada raça superior, a ariana, pelas outras raças, especialmente judeus e negros.
  O tema é constantemente abordado por diversos diretores na indústria do cinema. Um filme que ficou reconhecido por mostrar a brutalidade que ocorria durante o período do Holocausto foi a “A Lista de Schindler”, dirigido por Steven Spielberg e protagonizado por Liam Neeson, que mostra a história de Oskar Schindler, um homem que conseguiu salvar mais de mil judeus dos campos de concentração os contratando para trabalhar em sua fábrica.
  Outro filme baseado em fatos que aconteceram durante o período nazista foi “Operação Valquíria”, dirigido por Bryan Singer e traz Tom Cruise no papel do Coronel Claus von Stauffenberg e descreve um plano elaborado por alguns oficiais alemães para assassinar Adolf Hitler e dar fim a 2ª Guerra Mundial.
Já o diretor Quentin Tatantino usou uma abordagem diferente para falar sobre os nazistas e a guerra. Em “Bastardos Inglórios”, o diretor recria a história e conta um plano de um grupo de oficiais americanos que desembarcam na França ocupada pelos alemães para assassinar Hitler. Os oficiais americanos conseguem fama por não terem piedade dos batalhões nazistas que encontram pela frente.

O cinema também abordou o nazismo em suas conseqüências nos dias de hoje. Em “A Outra História Americana”, de Tony Kaye, Edward Norton é Derek Vinyard, um jovem que após perder seu pai baleado em um bairro negro, começa a fazer parte de grupos neonazistas e alimenta seu ódio por negros. Após cometer um crime, Derek vai para a cadeia e começa a entender que os negros são pessoas como quaisquer outras e tenta consertar os erros do passado e passar para seu irmão que seguia seus passos que este não é o melhor caminho.

Texto postado por : Willian Monte Olivio

Nenhum comentário:

Postar um comentário