quinta-feira, 5 de maio de 2011

Surgimento dos regimes totalitários

          Na década de 20 especificamente no ano de 1929, ocorreu a crise de 1929 nos Estados Unidos. Esse crise capitalista afetou os países da Europa trazendo como conseqüência o aumento do desemprego, elevação dos índices inflacionários. Devido a isso e ao temor da população da disseminação di regime socialista os regimes totalitários ganharam força e dinfundiram-se pela Europa.
         O totalitarismo consiste em um regime político em que o Estado é considerado forte por ter controle absoluto sobre os diversos setores como : os meios de comunicação, os órgãos de segurança, os sindicatos dos trabalhadores e etc. Politicamente esse regime é nacionalista, tem um único partido e prega o fim da democracia liberal. Dentre os grandes lideres estão Benito Mussolini na Itália e Adolf Hitler na Alemanha.
         Vencida na Primeira Guerra Mundial e humilhada pelas condições impostas pelo Tratado de Versalhes que fazia com que a Alemanha restituísse e cedesse algumas regiões , entregar quase todos os seus navios a França, a Inglaterra, a Bélgica além de pagar indenização aos países vencedores. Durante 20 anos a Alemanha enfrentou dificuldades econômicas e sociais.
         Entusiasmados com o resultado da Revolução Russa e temendo a expansão socialista, a burguesia alemã forneceu apoio ao Partido Nazista de Adolf Hitler.Fuhrer como era chamado escreveu o livro do nazismo Mein Kampf onde expunhas doutrinas de seu regime. O livro foi escrito durante os cinco anos que Hitler passou na prisão. As principais doutrinas são: a superioridade da raça ariana; o anti-semitismo; o total fortalecimento do Estado; o expansionismo.
         Hilter participou então da Segunda Guerra Mundial onde aproximadamente 6 milhões de judeus foram barbaramente mortos pelos nazistas.

                           Texto postado por: Isadora Polezer

Nenhum comentário:

Postar um comentário